O verão começou às 07h02 nesta segunda-feira (21) no Brasil. A estação mais quente do ano deverá ser marcada por chuvas pouco abaixo da média histórica para o período e de recuperação lenta dos níveis dos reservatórios de água no Paraná, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A previsão para o primeiro dia da nova estação é de tempo instável, parcialmente nublado com pancadas de chuva em quase todo o estado. A exceção é a região de Pato Branco, onde o tempo fica firme.
Segundo o Simepar, a temperatura mais baixa prevista nesta segunda-feira é de 16 ºC em União da Vitória, Pato Branco e Laranjeiras do Sul. A mais alta no estado deve ser registrada em Jacarezinho, onde os termômetros marcam máxima de 34 ºC.
Em Curitiba, os termômetros oscilam entre 17ºC e 26ºC e há previsão de chuva forte, com precipitação acumulada de 63,7 mm. O dia na Capital amanhece com poucas nuvens, com possibilidade de chuva a partir das 11h até o fim da tarde.
VERÃO COM CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NO ESTADO
O verão começa nesta segunda-feira (21) e segue até às 06h38 de 20 de março de 2021. Historicamente, esta é a estação mais chuvosa no Paraná. Em todas as regiões são comuns as chuvas intensas, pontuais, de curta duração e com muitos raios, geralmente acompanhadas de vendavais e granizo.
Nos próximos meses, entretanto, a ocorrência de chuvas ficará entre ligeiramente abaixo e próxima à média climatológica em todas as regiões, mantendo-se a irregularidade verificada nos últimos meses. São previstos vários dias consecutivos de tempo seco e muito quente.
A severidade e a localização das tempestades típicas da estação só podem ser verificadas em curto ou curtíssimo prazo, conforme o Simepar.
“Apesar da previsão de chuvas mais frequentes do que as registradas na primavera, o panorama para o primeiro trimestre de 2021 é de recuperação lenta dos níveis dos reservatórios de abastecimento de água no Paraná”, observa Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
No último sábado (19), o nível do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba era de 39,07%, segundo a Sanepar.
Redação – Paraná Portal
Foto: Daniel Castellano / SMCS
ACOMPANHE NOSSA WEB TV