Dois homens são acusados do crime de moeda falsa. Policiais da Operação Verão prenderam na cidade de Pontal do Paraná falsários com a quantia de R$ 1.500.00 em notas falsas.
Na terça feira, dia 19, foi preso na praia de Leste individuo com atitude suspeita e com ele foi encontrado duas cédulas de R$ 100.00 aparentando falsificação.
Ao conferirem as cédulas, confirmaram a suspeita. O homem foi preso e levado a Policia Federal de Paranaguá.
Outro homem foi preso, também em Pontal do Paraná, esse na segunda feira, dia 18. Comerciantes desconfiaram da autenticidade das cédulas que o individuo fazia pagamentos. Chamaram a PM e esse também foi levado à Policia Federal.
Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa. Estará sujeito à mesma pena quem importar ou exportar, adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa. Mesmo tendo recebido de boa-fé, comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos e multa, quem a recebe e a mantém em circulação, repassando a outros.