As cidades do litoral do Paraná, como Guaratuba, Paranaguá e Morretes, suspenderam as barreiras sanitárias que impediam a entrada de turistas e visitantes nas praias. O acesso ao calçadão, que estava proibido há cerca de 20 dias, também está liberado. Apenas Matinhos segue com a proibição de tomar banho de sol e de mar.
Contudo, as prefeituras decidiram manter o toque de recolher entre 20h e 5h. Portanto, é vetada a circulação de pessoas nesse horário.
Os hotéis e pousadas poderão receber visitantes, mas devem atender com 50% da capacidade. É o caso de Morretes e Antonina, dois dos principais pontos turísticos do estado.
Em Matinhos, o decreto segue mais rigoroso: “Fica permitida a prática esportiva individual na orla marítima, compreendida entre calçadão e areia da praia, permanecendo proibida a entrada na água e o acesso à praia para quaisquer outras finalidades, como banhos de sol, turismo, lazer, reuniões e afins”, determina o decreto.
Apesar disso, está liberado o funcionamento das atividades essenciais e não essenciais, inclusive templos religiosos, de segunda-feira até sábado, das 6h às 21h.
Já em Guaratuba, permanecem interditados o complexo esportivo, ginásios de esportes, estádio, campos, pistas de skate, playgrounds, áreas sociais e de lazer de condomínios e prédios, entre outros. Por outro lado, as praias, rios, baías, calçadões e espaços públicos estão liberados desde que não haja aglomerações.