Paraná apresenta potencial turístico e programas de retomada no Festival das Cataratas
Com uma ampla programação de atividades e a tradicional Feira de Turismo e Negócios, que reuniu expositores nacionais e internacional de diversos segmentos do setor.
Na edição 2021 da Feira de Turismo e Negócios, o potencial do Paraná, Estado anfitrião do evento, é o grande destaque. A solenidade de abertura aconteceu quinta-feira (02), em Foz do Iguaçu, com atrações e com a participação de municípios do litoral como Pontal do Paraná e a presença da ADETUR e sua presidenta Fátima Aguiar, que ao final desta matéria presta uma entrevista para a Rádio Sol Maior.
A feira faz parte do 16º Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do turismo nacional, com intensa programação de palestras, oficinas, workshops e rodadas de negócios. A abertura oficial do Festival aconteceu na noite de quarta-feira (01).
FEIRA – Representado pela Paraná Turismo em dois stands que somam quase 200 metros quadrados, o Estado leva seus produtos, destinos, empresas que promovem o turismo, além da mostra das regiões turísticas paranaenses.
A aposta do evento deste ano é na retomada do setor, especialmente com o avanço da vacinação no Estado. “Dentro do que já imaginávamos, o setor do turismo que mais vai crescer é o dos grandes negócios ligados à natureza, utilizando-se do turismo responsável”, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.
Ele lembrou que durante a pandemia a atuação do Estado foi voltada às políticas de apoio aos empresários para a retomada do segmento, que teve a economia bastante impactada.
“A capacitação dos profissionais que recebem os turistas é fundamental, pois a pessoa que viaja quer ser bem atendida, bem recepcionada e bem tratada. Queremos transformar o Paraná num grande destino, estimulando que as pessoas que visitam locais como Litoral e Foz do Iguaçu, possam também circular por outros atrativos e em cidades menores, atraídas pelo turismo rural e religioso, por exemplo”, destacou.
A área de exposição da Feira de Negócios e Turismo deste ano tem cerca de 7 mil metros quadrados, 40% maior que em 2020.
RETOMADA – De acordo com o analista de negócios do Grupo Macuco Safari, Marco Aurélio Gazzoni, a empresa sempre atuou no turismo de natureza e a expectativa para a retomada do setor não poderia ser diferente. “A retomada do turismo vem com muita força e estamos nos preparando para expandir ainda mais, com novos negócios e investimentos”, disse.
O plano de retomada do setor, desenvolvido pelo Governo do Paraná, foi dividido em três etapas e, entre as estratégias para preparar o setor frente aos novos desafios impostos pela Covid-19, estão as participações em eventos.
Também foram criados manuais de conduta segura, que oferecem apoio aos empresários no processo de segurança sanitária; apoio aos produtos e roteiros paranaenses, com a divulgação e comercialização no âmbito regional; e a criação de uma ferramenta em conjunto com a Invest Paraná: a campanha “Paraná para o paranaense”.
Na feira, a Paraná Turismo preparou, também, uma sala de reuniões para atendimento e um menu típico da gastronômica paranaense. “É um festival muito importante para o comércio do trade do turismo. Vemos quase todos os estados brasileiros aqui, muitas empresas, e estamos na expectativa de fechar o evento com bons resultados”, afirmou o diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl.
Se necessário diminua o volume da rádio no alto da pagina.
Entrevista com a Presidenta
da
ADETUR LITORAL DO PARANÁ