O dia 22 de abril foi determinado como sendo o Dia Internacional da Mãe Terra, ou o Dia da Terra, através de uma resolução da Assembleia Geral da ONU em 2009.
O movimento de conscientização global sobre a interdependência entre as pessoas, todas as espécies vivas e nosso planeta começou a ser trabalhado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Nas décadas seguintes, o entendimento entre os países da necessidade de proteção e conservação do meio ambiente, de sustentabilidade só cresceu. Várias datas comemorativas e encontros globais para discutir as questões ambientais foram feitas pelas Nações Unidas.
Nosso planeta está em crise, doente. Temos muito que explorar o Universo, mas por enquanto, não temos nenhum plano B para o planeta Terra.
Dia da Terra (
Confira a seguir, a mensagem da ONU – Organização das Nações Unidas.
“Hoje é o Dia Internacional da Mãe Terra.
É uma chance de refletir sobre como a humanidade vem tratando nosso planeta. A verdade é que temos sido maus guardiões de nosso frágil lar.
Hoje, a Terra está enfrentando uma tripla crise planetária: distúrbio climático, natureza e perda de biodiversidade, poluição e desperdício.
Essa tripla crise está ameaçando o bem-estar e a sobrevivência de milhões de pessoas em todo o mundo. Os alicerces de uma vida feliz e saudável – água limpa, ar fresco, clima estável e previsível – estão em desordem, colocando em risco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável..
Mas ainda há esperança.
Cinquenta anos atrás, o mundo se uniu para a Conferência de Estocolmo. Foi o início do movimento ambiental global. Desde então, vimos o que é possível quando agimos como um.