A Federação de Mulheres do Paraná , firmou parceria com o SESI para o projeto EDUCONECTA – voltado para jovens de 14 a 18 anos. É um curso com 100h de conteúdo voltado para a iniciação profissional utilizando o meio digital como ferramenta.
CURSO – EDUCONECTA PARA O FUTURO
Carga Horária: 100h
Jovens a partir de 14 anos que residam no Paraná e que tenham ao menos um dos
requisitos abaixo mencionados:
• Em situação de trabalho infantil;
• Residentes em regiões/ áreas com alto índice de violência e criminalidade;
• Frequentando a escola pública, caso não tenha concluído o Ensino Médio;
• Família inscrita no CadÚnico de baixa renda;
• Autodeclarados pretos(as) ou pardos(as).
CONTEUDO PROGRAMÁTICA
TRILHA 1- APRENDER A SER E CONVIVER – 20HORAS
Pertencimento; Interação, Auto avaliação (metas e expectativas),Soft Skills e Hard
Skills – Diferenças das competências para o mundo do trabalho:Inteligência emocional;
Autoconhecimento; Conhecimento das próprias emoções,Automotivação; Autoestima;
Empatia; Autoconfiança e Relacionamento Interpessoal,Comunicação, Colaboração e
Criatividade e hábitos norteadores: Entender, Refletir e Agir (ERA).Proatividade,
Perseverança e Pensamento Crítico,Marketing pessoal; Comunicação Assertiva e
escuta ativa; Resolução de conflitos; Resiliência
TRILHA 2 – APRENDER A CONHECER E FAZER (CULTURA MAKER) – 50 HORAS
Comunicação e Expressão: Leitura, Interpretação e produção de novos gêneros
digitais,Edição de textos, blogs, Tweets, Mensagens instantâneas, Memes, GIFs,
Vlogs, Fanfics,Redação; Ortografia; Concordância verbal e nominal; Regras de
pontuação; Acentuação; Crase,Oficinas de leitura, Matemática: Operações básica;
Raciocínio lógico; Uso de planilhas eletrônicas para resolução de,problemas
matemáticos; Gráficos digitais; Uso de aplicativos para o aprendizado de
matemática,Planejamento e economia pessoal,Startups; Gestão do tempo;
Aprendizagem self service: Aprendizado digital como novo padrão da,próxima
década,Criar e articular soluções socioeducacionais que garantam a
participação,efetiva aos segmentos mais vulneráveis (crianças, adolescentes,
jovens),em especial àqueles com baixa escolaridade e/ou pertencentes a famílias de
baixa renda. Para o enfrentamento desses desafios, atua-se na integração de políticas
de proteção, educação básica, saúde, qualificação profissional, aliadas a geração de
trabalho e renda. Noções básicas dos aplicativos do pacote office Sistemas eletrônicos
de comunicação: Internet, Intranet, Redes sociais,WhatsApp,TelegramFerramentas de colaboração online: Canva, Google Drive, Google planilhas, Microsoft Teams, Skipe
for business, Meeting, Hangouts ,Fake News e fontes seguras de informação
Navegação na internet: Estratégias de pesquisa onlie eficienteInteligência artificial e
Internet das coisas (Internet Of Things – IOT) Recursos digitais
TRILHA 3 – ESTRATÉGIAS Objetivos Desenvolvimento Sustentável E
SOCIEDADE 5.0 – 30 HORAS
Sociedade 5.0: Tecnologia em prol de uma reforma social . O conceito de Educação e
indústria 4.0 X Educação e indústria 5.0 Pilares da Sociedade 5.0: Qualidade de vida,
inclusão e sustenbilidade Ética; Empreendedorismo Ações afirmativas e diversidade
Consciência e otimização de recursos .Por dentro dos Objetivos de desenvolvimento
sustentável – Agenda 2030 (metas e desafios) Qual ODS é você? Atuação do cidadão
no processo para o desenvolvimento sustentável
CRONOGRAMA
Matrículas: 20/06 a 24/06/2022
Período de curso : 06/07 a 21/09/2022 – Quartas e Sextas-feiras – 05horas/aula com
conteúdos com professor através de plataforma e conteúdos desenvolvidos pelo
alunos
Curso Gratuito e fornecimento de chip para os que não tiverem acesso a internet em
casa ou outro local. Na hora da matrícula vamos verificando um a um.
Certificado será entregue mediante aproveitamento de 75%
Faltas permitidas – no máximo três. Ocasionando o desligamento de quem tiver mais
faltas e cancelamento do chip.
– Federação de Mulheres do Paraná é responsável pela mobilização, efetivação das
matrículas e acompanhamento dos alunos em relação as presenças.
– SESI – responsável pelos conteúdos, metodologia e entrega dos chips e professores