Anúncio foi feito nesta terça-feira (21) e impacta tarifas residenciais e de alta e baixa tensão. Cerca de 5 milhões de paranaenses vão ser afetados.
A Copel – Companhia Paranaense de Energia (Copel) fará reajuste nas tarifas de energia elétrica com aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Conta da Copel mais amarga
Os aumentos começam a valer na sexta-feira (24). Cerca de cinco milhões de unidades consumidoras serão afetadas com a medida.
Conforme divulgado, o reajuste será de 1,5% para consumidores residenciais, e de 2,07% para clientes atendidos em baixa tensão.
Procurada, a Copel reforçou que o índice de reajuste é o menor registrado no país até agora e que ficou “muito abaixo” da inflação acumulada nos últimos 12 meses, de quase 12%..
Não é só o reajuste da bandeira tarifária que tornará a luz elétrica dos paranaenses – bem essencial para as famílias, indústrias, comércios e serviços – mais cara. Há uma cobrança com relação ao governador Ratinho Jr, que só se preocupa com a a estatal para beneficiar investidores estrangeiros, que levam os lucros para fora do país. Em 2021, a Copel registrou um lucro líquido de R$ 5,1 bilhões.