As chuvas que atingiram o litoral do Paraná nesta quarta-feira (10) deixaram estragos em várias cidades. Prefeituras tiveram que suspender aulas nas escolas municipais, mesma decisão tomada pela Secretaria Estadual de Educação (Seed) na rede estadual da região.
“Todas as escolas e colégios estaduais do litoral do Paraná, seguindo as orientações da defesa civil, vamos suspender as aulas nos períodos vespertino e noturno. Logo, vai orientações quanto a reposição”, disse a Seed.
A TCP, empresa que administra o terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, suspendeu a operação devido ao mau tempo no início da tarde.
“A empresa afirma que tal decisão é imprescindível para garantir a segurança da nossa equipe, dos caminhoneiros, bem como a integridade das cargas, e assegura que, assim que houver estabilidade climática, os gates voltarão a funcionar em sua normalidade”, explicou a TCP em nota.
Horas depois, a empresa informou que as operações puderam ser retomadas. Porém, o acesso ao Porto permanece fechado.
A Marinha do Brasil emitiu um alerta indicando que a frente fria que passa pelo litoral paranaense pode provocar ventos de até 100 km/h até quinta-feira (11). Há registro de destelhamentos em casas e ruas alagadas.
O mau tempo fechou também a travessia para a Ilha do Mel. Em nota, a empresa Internacional Marítima, operadora do ferry-boat entre Matinhos e Guaratuba, disse que “a travessia da baía de Guaratuba está suspensa por tempo indeterminado devido às más condições climáticas”.
Por volta das 18h30 desta quarta, as balsas que fazem a travessia entre Matinhos e Guaratuba voltaram a operar.
De acordo com o Climatempo, empresa especializada em serviços meteorológicos, há previsão de chuva e vento forte até quinta-feira. O mar deve continuar agitado. Há também risco de ressaca.
ORLA DE MATINHOS
Em nota, o Instituto Água e Terra (IAT) informou que “técnicos estão acompanhando possíveis danos às obras na Orla de Matinhos e também à população, com alagamentos e enchentes”.
O IAT pediu ao Consórcio Sambaqui, que cuida das obras, “a abertura ou alargamento dos canais da Avenida Paraná e do rio Matinhos, na praia, para melhorar o escoamento das chuvas e minimizar os impactos”.
Segundo o instituto, “assim que a tempestade amenizar, o cenário de obras será reavaliado e possíveis danos poderão ser mensurados”.