A escola, outrora um lugar em que as famílias confiavam para deixar seus filhos e filhas em segurança, hoje é mais um motivo de preocupação.
Ladrões invadiram o Colégio Estadual Paulo Freire, em Pontal do Paraná, durante a madrugada de hoje.
Segundo informações, ladrões pularam o muro e arrombaram salas levando 20 aparelhos de tv.
O fato só foi percebido na manhã de hoje quando funcionários e professores deram falta dos equipamentos. De acordo a direção, um boletim de ocorrência foi registrado, mas nenhum suspeito ainda foi identificado ou preso.
Tudo que valha algum dinheiro tem sido alvo dessas invasões.
De acordo com uma mãe de aluna, existia, no tempo do governador Requião, uma parceria com a Polícia Militar onde as viaturas faziam ronda escolar em locais de grande vulnerabilidade, hoje não há mais nada.
O medo, a violência entre pais, alunos e professores, os assaltos, o tráfico de drogas, a impunidade a vários desses crimes é conversa do cardápio diário, seja no intervalo das aulas.
Além da indignação pela falta de segurança, os professores, diretores e funcionários da escola denunciam a falta de impunidade, o descaso como é tratado “o roubo” nas escolas públicas. Os assaltos parecem já fazer parte da rotina pois coleciona-se Boletins de Ocorrência e pouco se faz para punir os culpados, muitos até identificados. Produtos do roubo dificilmente retornam para as escolas.
Mesmo que seja um assunto difícil de digerir, não dá para fingir que assuntos assim não nos afetam.
Atenção: se alguém oferecer tv, ou descobrir em grupos de WhatsApp alguma venda suspeita, peguem o contato do “vendedor” e liguem para a polícia ou no colégio informando, assim será possível averiguar. (todos aparelhos de tv tem um código do governo).