Lula tem 45% e continua à frente na disputa, diz Datafolha

Gostou deste conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Imprimir
Email

 

Na nova rodada de pesquisa das intenções de voto para presidente da República, Bolsonaro oscilou dois pontos para cima e aparece com 34% no primeiro turno.

A pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, mostra que Lula (da Federação Brasil da Esperança) permanece com 45%, 11 pontos à frente de Bolsonaro, que aparece com 34%, oscilando dois pontos para cima, dentro da margem de erro, em comparação com o levantamento anterior. Nominalmente, esta é a menor diferença entre ambos desde a primeira pesquisa do instituto, em maio de 2021.

Em votos válidos, Lula tem 48% no primeiro turno – para vencer logo no dia 2, qualquer candidato precisaria ter 50% mais um dos votos válidos. Se considerada a margem de erro, Lula pode estar próximo de vencer no primeiro turno, apesar de ter caído 3 pontos em comparação com a pesquisa divulgada no dia 1º.

 

Para a hipótese de segundo turno, Lula tem 53% (estável) e Bolsonaro, 39% (um a mais que no levantamento anterior).

Ciro Gomes (PDT) caiu dois pontos mas se mantém em terceiro, com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 5%, mesma porcentagem da pesquisa anterior. Brancos ou nulos são 4% e os que não sabem somam 3%.

Faltando três semanas para a eleição do dia 2 de outubro, os números indicam que o uso eleitoral que o atual presidente fez das celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, em Brasília e no Rio de Janeiro, não lhe rendeu muitos votos. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) escreveu no Twitter que Bolsonaro “oscilou na margem de erro para 34% e pode ter ganhado eleitores de Ciro, que perdeu votos.”

Com entrevistas presenciais feitas em 191 municípios distribuídos em todos os estados do país e no Distrito Federal, a pesquisa ouviu 2.676 eleitores entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha também indica que Bolsonaro é rejeitado por 51% dos entrevistados e Lula, por 39%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *