Ratinho Jr, candidato à reeleição ao governo do Paraná, começou a campanha prometendo usar seu tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV com o “debate de ideias e propostas”, porque, segundo ele, “democracia não é ódio nem mentiras”. Essas declarações estão no primeiro programa do candidato, que foi ao ar em 26/08. Ele chegou a fazer um chamado aos adversários “por uma campanha limpa, de diálogo inteligente e construtivo”. Porém, na última semana de campanha, a postura mudou e Ratinho Jr partiu para o ataque contra Requião. Além do programa em bloco, os ataques estão sendo divulgados nas inserções.
O candidato do PSD usa uma tática insidiosa para tentar se dissociar da autoria dos ataques: nos programas eleitorais, quando está apresentando propostas e destacando supostos feitos de seu governo, usa a identidade visual de sua campanha; quando passa a atacar Requião, a identidade muda e o nome e o número do candidato saem da tela. Mas, não há como enganar, o CNPJ da campanha, exibido na lateral da tela, deixa expostas as digitais de Ratinho Jr nas investidas contra Requião.
O desespero do atual governador na reta final da campanha contrasta com a imagem autoconfiança que o candidato tenta passar. Sem pesquisas locais feitas por institutos que gozem de credibilidade no mercado, o tom agressivo da campanha de Ratinho Jr. tem sido visto por analistas políticos como uma reação a um possível crescimento da candidatura de Requião, especialmente após o comício feito no centro de Curitiba, que contou com a presença de Lula. O ato foi a maior manifestação democrática do Paraná realizado desde o primeiro comício das Diretas Já, que aconteceu em 1984.
*Programa de Requião*
Enquanto isso, os programas do candidato Roberto Requião mostram, nos últimos dias de propaganda eleitoral, como ele é mais preparado para governar. O Estado precisa atender aos interesses de quem mais precisa, que é a população, o que será feito por Roberto Requião através de todas as secretarias e estatais, inclusive Sanepar e Copel.