Atuação conjunta do MPPR com outras quatro entidades busca garantir que comunidade de pescadores tenha acesso à cidade de Guaraqueçaba

Gostou deste conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Imprimir
Email

 

Uma ação conjunta do Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo do Litoral do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), e de outras quatro entidades – Defensoria Pública do Paraná, Instituto Água e Terra (IAT), Superintendência do Patrimônio da União no Paraná (SPUPR) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – resultou no compromisso do Município de Guaraqueçaba para melhorar o acesso de uma comunidade tradicional de pescadores até a cidade.

Os moradores da comunidade Poruquara deslocam-se até a cidade usando embarcações, mas quando a maré está baixa o acesso é impossibilitado, obrigando-os a fazer um desvio de 25 quilômetros, contornando a Ilha das Laranjeiras. Além do acesso por água, existe uma trilha entre a localidade e um atracadouro próximo ao Centro de Guaraqueçaba, mas com problemas de conservação que impossibilitam o tráfego de veículos.

O Município comprometeu-se a fazer as obras necessárias – um trapiche e uma estrada – para que a comunidade consiga acessar o Centro da cidade. Os projetos foram apresentados no início deste mês. As obras deverão ser fiscalizadas pelas entidades e possibilitarão que os moradores de Poruquara, com maior facilidade de chegar até a cidade, consigam também melhor acesso aos serviços públicos.

(Com informações da Defensoria Pública do Estado do Paraná)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *