Uma ação conjunta do Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo do Litoral do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), e de outras quatro entidades – Defensoria Pública do Paraná, Instituto Água e Terra (IAT), Superintendência do Patrimônio da União no Paraná (SPUPR) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – resultou no compromisso do Município de Guaraqueçaba para melhorar o acesso de uma comunidade tradicional de pescadores até a cidade.
Os moradores da comunidade Poruquara deslocam-se até a cidade usando embarcações, mas quando a maré está baixa o acesso é impossibilitado, obrigando-os a fazer um desvio de 25 quilômetros, contornando a Ilha das Laranjeiras. Além do acesso por água, existe uma trilha entre a localidade e um atracadouro próximo ao Centro de Guaraqueçaba, mas com problemas de conservação que impossibilitam o tráfego de veículos.
O Município comprometeu-se a fazer as obras necessárias – um trapiche e uma estrada – para que a comunidade consiga acessar o Centro da cidade. Os projetos foram apresentados no início deste mês. As obras deverão ser fiscalizadas pelas entidades e possibilitarão que os moradores de Poruquara, com maior facilidade de chegar até a cidade, consigam também melhor acesso aos serviços públicos.
(Com informações da Defensoria Pública do Estado do Paraná)