Das oito frentes de trabalho que compõem a modernização do trecho da Orla de
Matinhos, apenas o serviço de microdrenagem ainda não começou. É justamente essa medida, em conjunto com as ações de macrodrenagem, que vai minimizar os impactos causados pelas cheias na cidade.
A recuperação da Orla de Matinhos, no Litoral, caminha para uma nova fase. O Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública e responsável pela execução das obras em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), planeja iniciar as intervenções de microdrenagem logo após as celebrações de Carnaval.
Das oito frentes de trabalho que compõem a modernização do trecho de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida, apenas o serviço de microdrenagem ainda não começou. É justamente essa medida, em conjunto com as ações de macrodrenagem, que vai minimizar os impactos causados pelas cheias na cidade, uma reclamação antiga de moradores e turistas.
“Esses serviços vão diminuir e muito as cheias em toda a região de Matinhos”, afirmou o diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro.
“São 23 quilômetros de microdrenagem e pouco mais de um quilômetro de macrodrenagem”, disse. “Essas fases se completam com a macrodrenagem, escoando a água que recebe do sistema da micro. Essa integração permite ganhar cota, caimento para a água com as canaletas em U. Tudo isso faz com que o escoamento para o mar seja mais rápido, evitando problemas como cheias na cidade”.
De acordo com ele, a ação vai garantir períodos mais constantes sem alagamentos. “Claro que se houver uma chuva de grande intensidade em um curto período de tempo, aliada à maré alta, teremos cheias. Mas com um escoamento muito mais rápido e eficiente do que o sistema atual”, explicou. O diretor destacou ainda que o tempo estimado para a conclusão dos serviços de microdrenagem é de 14 meses, com investimento de R$ 39,2 milhões.
Essa etapa foi adiada para evitar transtornos durante a temporada de verão, quando a população flutuante do Litoral cresce muito. A adequação integra o conjunto de obras de revitalização da orla, com investimento de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado. As obras estão próximas de 70% de conclusão e a finalização está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2024.
MACRODRENAGEM – As intervenções de macrodrenagem começaram em junho do ano passado e alcançaram 30% de conclusão. Estão sendo feitas ao longo de 1,5 quilômetros no Canal da Avenida Paraná, no bairro do Tabuleiro, em Caiobá. O projeto prevê deixar o canal com sete metros de largura, em concreto formatado como um U (na base e nas laterais), aumentando a velocidade do escoamento e diminuindo o nível de alagamento.
O canal da Avenida Paraná terá a finalidade de aliviar as águas que vão para o rio Matinhos, minimizando as cheias e melhorando a vida de uma grande parcela de moradores do bairro Tabuleiro, um dos mais afetados pelas chuvas.
“A macrodrenagem é fundamental para aliviar o escoamento até o mar. O projeto de recuperação da Orla de Matinhos sempre teve essa preocupação social em melhorar o município como um todo”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.
Segundo ele, o município de Matinhos é bastante plano, com três saídas principais para o mar, pelos canais do rio Matinhos, da Avenida Paraná e da Avenida Juscelino Kubitschek (JK). Neste último, parte da água deságua na prainha e outra no Rio Matinhos.
OBRAS – A cidade recebe investimentos de R$ 314,9 milhões para modernização em diversas frentes de trabalho. Além da engorda da faixa de areia, estruturas marítimas semirrígidas (espigão, headlands, guias-correntes) e obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem vão fortalecer o turismo e as condições da cidade. A revitalização urbanística da praia e da calçada, com o plantio de árvores nativas e melhorias na pavimentação asfáltica, completa o pacote.
Na orla da praia estão sendo erguidos dois guias-correntes (Canal da Avenida Paraná e Canal do Rio Matinhos), dois headlands (Balneários Riviera e Flórida) e um espigão (Praia Brava, na altura do Pico de Matinhos) para dar sustentação para as obras de engordamento da areia, já concluídas.