Saúde de Pontal sem pediatras
Moradores atendidos por um posto de saúde de Shangri-la, balneário de Pontal do Paraná, denunciam que uma das equipes da unidade está sem pediatra há dias.
Segundo a população, as crianças que precisam de atendimento têm sido levadas a outros locais, quando encontram pediatras. Nesta segunda (22), usuários da unidade fizeram um protesto pacífico em frente ao posto de saúde pedindo por contratações e responsabilizando a prefeitura municipal.
Além da falta de profissionais, os moradores também relatam que alguns medicamentos também estão em falta na unidade de saúde.
Ouvimos uma moradora de Pontal, e a mãe está desesperada porque sem o atendimento nessa unidade de saúde, ela não tem condições, financeiras nem de deslocamento, de fazer o acompanhamento correto.
Os filhos dela estão sem acompanhamento médico há 2 meses. Uma das várias complicações se a doença não for tratada adequadamente é o retardamento do crescimento e da puberdade.
Outra – Eu estou aqui desde as duas horas. Aí, eles dizem que têm que atender emergência. Tudo bem, tem gente que chega pior. Mas cadê os médicos, Cadê? Onde é que estão?”, acrescenta uma mulher também moradora no balneário.
“É revoltante né? Porque a gente vem procurar socorro, você foi para o posto, não tem recurso. Você vem para cá, para um posto de saúde que não tem qualidade de atendimento”, queixa-se a dona de casa Cristiane dos Santos.
Outro lado
A reportagem da Rádio Sol Maior entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Pontal do Paraná para posicionamento, mas não obteve retorno.