“Guaratuba: Partidos Trabalham Juntos na Busca por uma Nova Perspectiva Política “
Nesta quarta-feira (15), presidentes de partidos políticos se reuniram em Guaratuba para discutir estratégias e bases sólidas visando uma candidatura alternativa à prefeitura do município nas eleições de 2023. O atual prefeito, Roberto Justus, do DEM, eleito em 2020 com 55,42% dos votos, está no centro da discussão sobre a necessidade de uma mudança na gestão municipal.
A reunião contou com a presença da Executiva Municipal do Partido Verde de Guaratuba, reunida com a pré-candidata Evani Justus e seu esposo Gil Justus. Também participaram do encontro o Secretário Estadual de Organização do Litoral do PCdoB, Cláudio Ribeiro, o Diretor do Detran de Guaratuba, Tristão Miranda, e os Presidentes Municipais do PCdoB de Matinhos e Pontal do Paraná, Ismael Neto e Fábio Peixoto, respectivamente.
Evani Cordeiro Justus, ex-prefeita de Guaratuba, governou a cidade por duas gestões, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016. Recentemente, obteve uma vitória no Tribunal de Contas do Estado do Paraná em uma denúncia feita por Paulo Roberto Jamur, ex-secretário de Finanças e Planejamento do município.
De acordo com o professor Renato, pesquisas internas indicam que a população de Guaratuba não deseja a recondução do grupo do atual prefeito e estaria aberta a votar em uma terceira via. Ele também vem conversando com a direcão do PT municipal. “Vai depender de nós construirmos essa candidatura”, ressaltou o professor Renato.
O dirigente estadual do PCdoB, o jornalista Cláudio Ribeiro, destacou que a Federação composta pelo PT, PV e PCdoB busca consenso sobre a necessidade de se opor à atual administração. Duas possibilidades estão sobre a mesa: a construção de uma candidatura própria dentro do grupo formado por petistas, comunistas, pessebistas e verdes, ou a apresentação de um postulante de fora da federação, podendo ser a ex-prefeita Evani Cordeiro Justus. Desde que haja a concordância dos partidos da Federação e, outros que possam se somar ao projeto.
Ribeiro enfatizou a intenção do grupo em construir nomes viáveis como terceira via, destacando que, embora não tenham sido confirmados nomes na reunião desta quarta-feira, é essencial ouvir os companheiros do PT municipal. Assim estamos procedendo nos municipios de Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá.
Evani Cordeiro Justus, disse que se sente preparada para ser candidata a prefeitura por receber apoios da população que desejam seu retorno e se sentiria feliz ter nesta caminhada a participação dos companheiros da Federação Brasil da Esperança. Afirmou que seu parentesco é com a populacão de Guaratuba, sua real família.
Os participantes da reunião se comprometeram a estabelecer um calendário de reuniões e debates para criar uma agenda efetiva na comunicação com a parcela do eleitorado que não deseja a continuação da atual gestão.