Cidades do Litoral Paranaense Superam Recordes de Chuvas em Julho

Gostou deste conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Imprimir
Email

Fenômeno Climático e Previsões para o Resto do Mês

As cidades de Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba ultrapassaram a média histórica de chuvas previstas para todo o mês de julho. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Antonina registrou 214 mm de chuva, superando a média de 117,9 mm. Paranaguá atingiu 158,8 mm, ultrapassando o recorde anterior de 60,2 mm, e Guaraqueçaba alcançou 155,2 mm, superando a média histórica de 101,3 mm.

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica que essas chuvas acima da média estão associadas a um fenômeno climático específico. “Esse período chuvoso foi causado por um bloqueio atmosférico que se desenvolveu no Sul do continente devido ao tempo seco. Esse fenômeno impede o deslocamento de frentes frias do Oceano Pacífico para o Atlântico, favorecendo a formação de nuvens de chuva”, destaca Kneib.

Para os próximos dias, o sol deve aparecer entre nuvens, e a temperatura aumentará progressivamente no litoral. Na última semana, os termômetros não passaram dos 18ºC em Paranaguá, mas no fim de semana a temperatura deve chegar aos 25ºC.

Na segunda quinzena de julho, uma massa de ar seco predominará sobre o Estado, reduzindo a ocorrência de chuvas e elevando as temperaturas. “Ainda teremos frio à noite, chegando a 9°C na Região Metropolitana de Curitiba, mas as tardes apresentarão temperaturas mais elevadas. Cidades ao Leste do Estado poderão chegar a 27°C, enquanto nas regiões Oeste e Noroeste a temperatura máxima passará dos 30°C. Com a umidade baixa característica da estação, podemos esperar um ‘veranico'”, comenta Kneib.

Tempo Real 

No site do Simepar estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Pode ser consultada a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná. Também podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). Previsões são divulgadas diariamente no podcast Simepar Informa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *