“Refletindo sobre o papel do eleitor na construção de um futuro sustentável, justo e inclusivo para as comunidades locais.”
As eleições no litoral do Paraná, envolvendo seus sete municípios – Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba – são sempre um momento de grande importância para as comunidades locais. Essas cidades, cada uma com suas particularidades culturais, econômicas e sociais, refletem a diversidade do litoral paranaense. Durante o período eleitoral, os debates giram em torno de temas essenciais para a região, como o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental e o turismo, que é uma das principais fontes de renda para a população.
Hoje, eu quero fazer uma pergunta que vai além das urnas, das campanhas, dos slogans. Uma pergunta que toca na essência de quem somos e do que queremos para o nosso futuro.
Você, eleitor, trabalhador, trabalhadora, jovem estudante… De que lado você está? Da democracia ou do caos?
Não estou perguntando em quem você vai votar. Essa decisão é sua e deve ser respeitada. Mas quero saber de que lado você escolhe estar na vida, no dia a dia, nas pequenas e grandes decisões que tomamos.
Você está do lado dos empresários, dos patrões, dos insensíveis, dos que estão preocupados com seus umbigos, daqueles que parecem alheios aos problemas da sociedade, que fecham os olhos para as dificuldades que muitos enfrentam?
Ou você está do lado daqueles que lutam por um mundo melhor? Um mundo onde a educação seja prioridade, onde a cultura seja valorizada, onde a segurança seja garantida e onde trabalho e renda sejam direitos de todos.
Essa é a escolha que fazemos todos os dias, com cada ato, com cada palavra, com cada gesto. Não é apenas uma escolha política, é uma escolha de valores, de humanidade.
Então, pare um momento e reflita: de que lado você está? Não só no dia das eleições, mas todos os dias da sua vida.
Cláudio Ribeiro
Jornalista – Compositor
Formação em Direito
Pós Graduado em História do Brasil
Ciências Politicas