Combinando devoção e cultura, evento espera atrair milhares de fiéis entre 6 e 15 de novembro, com destaque para procissões, romarias e shows em Paranaguá.
Festa de Nossa Senhora do Rocio: 211 anos de devoção e fé em 2024
A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, chega em 2024 à sua 211ª edição, reforçando seu papel de união entre espiritualidade e cultura. De 6 a 15 de novembro, a cidade de Paranaguá espera receber milhares de devotos, atraídos pela diversidade da programação, que vai de celebrações religiosas a eventos culturais. O reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, antecipa que o feriado nacional do dia 15 de novembro, uma sexta-feira, deverá impulsionar a presença de fiéis.
Tradição e fé em procissões e romarias
Com uma história que ultrapassa dois séculos, a festa mantém a tradição das novenas e missas diárias, realizadas entre 6 e 14 de novembro em seis horários diferentes, com destaque para a novena solene das 19h, presidida por bispos do Paraná. O dia 15 de novembro será marcado por seis missas, transmitidas por três canais de televisão com abrangência nacional.
As procissões e romarias começam no dia 3 de novembro, com eventos inéditos, como o 1º Passeio Pet com a Mãe do Rocio e a já tradicional Cavalgada dos Cavaleiros. Entre os dias 9 e 10, outras romarias, como a dos caminhoneiros, das crianças e a 19ª Procissão Marítima, mobilizarão a cidade. A maior procissão, no entanto, será no dia 15, com a expectativa de mais de 100 mil pessoas.
Cultura e entretenimento: show com Padre Fábio de Melo e prêmios valiosos
Além da intensa programação religiosa, a festa contará com shows e o tradicional Show de Prêmios. O destaque fica para o show do Padre Fábio de Melo, que se apresentará gratuitamente na Praça da Fé, no Rocio, no dia 15. Para contribuir com a manutenção do Santuário, o Show de Prêmios promete movimentar a comunidade com prêmios como uma moto e um carro 0 km. “O objetivo é arrecadar fundos para instalar ar-condicionado no Santuário até 2025”, revela Padre Dirson.