Apucarana sedia etapa final dos Japs com destaque para o xadrez de Pontal do Paraná

Gostou deste conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Imprimir
Email

 

Equipe supera adversidades e alcança posições de destaque em competição estadual

A cidade de Apucarana foi sede, entre sexta-feira (22) e domingo (24), da primeira etapa da fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs). O evento reuniu 3,3 mil atletas e membros de comissões técnicas representando 80 municípios do estado, disputando modalidades como atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, natação e xadrez. Paralelamente, a cidade de Rolândia sediou as disputas do bolão masculino. A segunda etapa será realizada em Apucarana entre 28 de novembro e 1º de dezembro.

Apesar de dificuldades logísticas e financeiras, Pontal do Paraná foi um dos destaques da competição, especialmente no xadrez. Comandados pelos professores Fabio Peixoto, professora Isabela e Osmani, que enfrentaram quase um ano de preparação com recursos limitados, os enxadristas do município surpreenderam com excelentes resultados, mesmo diante da ausência de suporte adequado da prefeitura local.

Resultados expressivos no xadrez pontalense

Mesmo com a falta de transporte fornecido pela prefeitura, que obrigou atletas e treinadores a arcarem com os custos do deslocamento, Pontal do Paraná se destacou em várias categorias. A jovem Anne Alves Meneghelli, de apenas 16 anos, conquistou a medalha de bronze na categoria convencional feminino, superando adversárias de até 60 anos. No xadrez por equipes masculino, a equipe ficou em 5º lugar, superando cidades com maiores investimentos no esporte.

Confira os principais resultados:

Xadrez Convencional

  • Masculino: 5º lugar geral
  • Feminino: 9º lugar geral

Destaques Individuais

  • Convencional Feminino – 1ª Tabuleiro: 3º lugar – Anne Alves Meneghelli
  • Blitz Masculino – 2ª Tabuleiro: 4º lugar – Frayson
  • Feminino Blitz:
    • Tab. 02: 7º lugar – Larissa
    • Tab. 03: 9º lugar – Anne

Feminino RPD

  • Tab. 04: 8º lugar – Anne

Masculino Blitz

  • Tab. 04: 6º lugar – Diego

Os resultados são prova do esforço conjunto de atletas e treinadores, que enfrentaram adversidades financeiras e a falta de apoio do poder público para marcar presença na principal competição poliesportiva do estado. O descontentamento com a Secretaria de Esporte e Cultura de Pontal do Paraná é evidente, visto que o xadrez foi o único esporte do município a conquistar resultados expressivos na fase final dos JAPs.

A etapa final dos Jogos Abertos do Paraná segue mostrando o potencial esportivo dos municípios e a dedicação dos atletas em superar barreiras, dentro e fora das competições.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *