Mais de 1.400 casos em três dias nas principais cidades litorâneas; sintomas incluem vômitos, diarreia e febre. Prevenção é fundamental.
Os casos de viroses no Litoral do Paraná cresceram de forma alarmante na última semana, colocando Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná em estado de alerta. Segundo especialistas, um surto ocorre quando duas ou mais pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes em um curto período.
Entre os dias 1º e 3 de janeiro, Matinhos registrou 728 casos e Guaratuba, 760. Em Pontal do Paraná, o aumento de ocorrências também é significativo, embora os números detalhados ainda não tenham sido divulgados pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA). Dados atualizados de toda a região estão sendo aguardados e a matéria será atualizada assim que forem divulgados.
Entenda os Sintomas
As viroses, frequentemente relacionadas ao trato gastrointestinal, podem ser causadas por vírus, bactérias ou, mais raramente, protozoários. Os principais sintomas incluem dores abdominais, vômitos, diarreia e, em alguns casos, febre.
O tratamento recomendado envolve repouso, alívio dos sintomas e, principalmente, hidratação constante, devido à perda de líquidos causada pelos vômitos e pela diarreia.
Como Prevenir
Com o surto atingindo as principais cidades litorâneas, a atenção redobrada é essencial. Para prevenir a contaminação:
- Evite consumir água, bebidas e alimentos de procedência desconhecida.
- Lave as mãos frequentemente, especialmente antes de refeições.
- Certifique-se de que a água do mar ou dos rios é própria para banho antes de entrar.
As autoridades de saúde reforçam que a prevenção é a melhor forma de evitar o contágio. Fique atento aos sintomas e, caso apresente sinais de virose, procure orientação médica o mais rápido possível.