Evento reúne sociedade civil, trabalhadores e gestores para definir prioridades e fortalecer o SUS no município
No dia 16 de agosto, Pontal do Paraná realizou a 13ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo representantes de diferentes segmentos da sociedade, entre usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro, que ocorreu durante todo o dia, teve como principais objetivos debater os desafios da saúde no município, definir diretrizes para o Plano Municipal de Saúde e eleger a nova composição do Conselho Municipal de Saúde.
Entre os temas discutidos estiveram a qualidade e o acesso aos serviços de saúde, a valorização dos profissionais, o financiamento do SUS e a ampliação da participação social.
As propostas debatidas já vinham sendo construídas nas sete Conferências Locais de Saúde, realizadas entre 7 de maio e 18 de junho. Na etapa municipal, os grupos de trabalho sistematizaram as contribuições e as aprovaram em plenária, garantindo que as prioridades da comunidade sejam incorporadas ao planejamento da saúde em Pontal do Paraná, com reflexo também nas etapas estadual e nacional.
Durante a eleição para o Conselho Municipal de Saúde, foram definidas as 12 vagas, distribuídas de acordo com a legislação: 50% para usuários do SUS (6 titulares e 6 suplentes), 25% para trabalhadores (3 titulares e 3 suplentes) e 25% para prestadores e gestores (3 titulares e 3 suplentes).
A secretária municipal de Saúde, Michele Straub, ressaltou a importância do espaço democrático:
“A conferência é um espaço de construção coletiva, onde diferentes vozes se encontram para definir os caminhos de uma saúde mais justa e de qualidade para todos os cidadãos de Pontal do Paraná.”
Também estiveram presentes o prefeito Rudão Gimenes, a presidente da Câmara e vereadora Elinete Guimarães Rocha, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Letícia Alves Lemos e a vereadora Any Messina.