Feijoada do PCdoB: comunistas do Paraná temperam política com caldinho e estratégia eleitoral

Gostou deste conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Imprimir
Email

Evento em chácara de Piraquara mistura confraternização, debates e ambição eleitoral rumo a 2026. Partido quer retomar protagonismo dentro da Federação Brasil da Esperança


Entre o feijão e a política

Nem só de plenárias e palavras de ordem vivem os comunistas do Paraná. No último sábado (8), o PCdoB promoveu seu 1º Encontro Regional em clima de confraternização e estratégia. O evento, realizado na Chácara Solidariedade, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, reuniu militantes de Curitiba, do Litoral e da RMC em um dia de debates políticos, música, café de boas-vindas e, claro, uma feijoada “engajada” servida ao meio-dia.

O encontro marcou o início de uma nova fase do partido no estado e expôs o desafio de reconstruir espaço eleitoral dentro da Federação Brasil da Esperança — formada por PT, PCdoB e PV.


Rumo a 2026: meta é voltar ao Legislativo

Com as eleições de 4 de outubro de 2026 no horizonte, o PCdoB paranaense definiu uma meta: conquistar ao menos uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alep) e outra na Câmara Federal.

A tarefa, contudo, não será fácil. A legenda sabe que enfrentará limitações financeiras, já que não contará com repasses expressivos do fundo eleitoral do PT, o parceiro mais forte da federação.

“Temos um caminho árduo, mas também uma oportunidade de mostrar que o PCdoB continua sendo uma força viva, criativa e necessária na política brasileira”, afirmou o músico e militante Angelo Stroparo, que comandou pela primeira vez uma reunião regional do partido.


Nova liderança e reencontro com as bases

Stroparo, figura conhecida no meio cultural de Curitiba, assumiu recentemente a articulação regional do PCdoB e conduziu o encontro com tom conciliador e otimista. O objetivo, segundo ele, é reaproximar o partido da militância de base e reconstruir pontes com movimentos sociais e culturais.

“O PCdoB sempre foi um partido de gente, de rua, de ideias. Queremos retomar esse espírito, sem abrir mão da reflexão crítica e da construção coletiva”, disse Stroparo durante o evento.


Entre a luta e o lazer

Apesar do cenário político desafiador, a feijoada teve momentos de descontração e trocas calorosas. Entre conversas sobre táticas eleitorais e possíveis nomes para disputar vagas proporcionais, os militantes saborearam o caldinho e relembraram histórias de campanhas passadas.

A Chácara Solidariedade, localizada na Rua Vagner Luiz Boscardin, número 500, fez jus ao nome: virou palco de solidariedade política, confraternização e reafirmação ideológica.


Um partido entre a tradição e o novo

O encontro revelou um PCdoB que tenta se reinventar em meio a um cenário político polarizado. Os comunistas paranaenses sabem que precisam encontrar seu espaço entre a força eleitoral do PT e o avanço de partidos menores à esquerda.

Com um tempero de autocrítica e esperança, o evento em Piraquara mostrou que o partido quer manter viva sua chama — mesmo quando o caldeirão da política ferve.

“A feijoada é um símbolo: mistura de ingredientes diferentes que, juntos, fazem sentido. Assim queremos que seja o PCdoB”, resumiu um dos militantes presentes.

  • Foto do publicitário e secretario de comunicação do PCdoB de Piraquara – Henrique Faria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *